terça-feira, 6 de março de 2012

TV MORADA DO SOL (Atualizado 08.05.2020)


        A TV Morada do Sol fez parte da mídia araraquarense desde sua inauguração em 1979 até sua extinção no ano de 1994. O canal 9 de Araraquara foi o primeiro canal de televisão da cidade e um dos primeiros do interior de São Paulo. Sobre prefixo ZYB 858, o canal foi posteriormente ocupado pela Rede Mulher de televisão – voltada ao público feminino e posteriormente pela Record News até os dias atuais.
        A emissora teve a maior parte de sua trajetória como emissora independe, sem afiliação a alguma grande rede. Tinha grande quantidade de programas locais de diversos segmentos, como telejornais (Câmera 9) programas femininos (Boa Tarde) infantis (Cantinho do Sol) e musicais/sertanejos (Entardecer no Sertão) dentre outros.
         Roberto Montoro, o fundador e proprietário da emissora, foi para o Rio de Janeiro trabalhar na TV Rio como diretor comercial. Em 1963, Montoro e Walter Clark foram contratados pela TV Paulista. Roberto Montoro assumiu as direções geral e comercial das emissoras, além da direção da Rádio Nacional e da Rádio Excelsior de São Paulo. Passou cinco anos no comando dessas empresas de rádio e TV das Organizações Globo.
      Pediu demissão em 1968, explicando para Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, que a TV Globo já estava estruturada e que era seu momento de montar um negócio próprio, segundo informações do site Wikipédia em pagina dedicada ao empresário. Dentre investimentos em emissoras de rádio, surgiu então a licitação para o canal 9 de Araraquara, onde Montoro foi o único a disputar a concessão do canal. Conforme informações da revista Veja de 18 de Agosto de 1982, Roberto disse ter sido considerado louco por investir em uma emissora no interior de São Paulo.



          Apesar de grande parte do tempo como independente, a TV foi afiliada as redes Bandeirantes e Manchete, sendo substituída respectivamente pelas TVs Clube e THATHI de Ribeirão Preto/SP (está ultima extinta, atual Rede Família)
               Com a concessão de uma retransmissora na capital paulista, a TV Morada chegou a ser exibida em São Paulo. Essa mesma retransmissora provavelmente motivou a extinção da emissora e a criação de uma rede. Com a troca para Rede Mulher, o foco local da emissora foi trocado por uma abordagem de canal segmentado. Logo após a Rede Mulher foi adquirida pela Igreja Universal do Reino de Deus e depois de algum tempo passou a ser a geradora da Record News TV. A geradora continua sendo da cidade de Araraquara, apesar da maior parte da programação ser feita na capital.
        
    Fica aqui um rápido resumo daquela que divulgou o nome da cidade para o interior, independentemente ou afiliada a grandes redes da época.
    Informações divergentes, mais curiosidades sobre a emissora, fotos, nomes de programas? Deixe um comentários que entrarei em contato para atualizar a postagem.


                                     



Fonte:https://ehmbdeolhonatv.blogspot.com