terça-feira, 6 de março de 2012

TV MORADA DO SOL


A TV Morada do Sol fez parte da mídia araraquarense desde sua inauguração em 1979 até sua extinção no ano de 1994. O canal 9 de Araraquara foi o primeiro canal de televisão da cidade e um dos primeiros do interior de São Paulo. Sobre prefixo ZYB 858, o canal foi posteriormente ocupado pela Rede Mulher de televisão – voltada ao público feminino e posteriormente pela Record News até os dias atuais.
A emissora teve a maior parte de sua trajetória como emissora independe, sem afiliação a alguma grande rede. Tinha grande quantidade de programas locais de diversos segmentos, como telejornais (Câmera 9) programas femininos (Boa Tarde) infantis (Cantinho do Sol) e musicais/sertanejos (Entardecer no Sertão) dentre outros.
 Roberto Montoro, o fundador e proprietário da emissora, foi para o Rio de Janeiro trabalhar na TV Rio como diretor comercial. Em 1963, Montoro e Walter Clark foram contratados pela TV Paulista. Roberto Montoro assumiu as direções geral e comercial das emissoras, além da direção da Rádio Nacional e da Rádio Excelsior de São Paulo. Passou cinco anos no comando dessas empresas de rádio e TV das Organizações Globo.
Pediu demissão em 1968, explicando para Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, que a TV Globo já estava estruturada e que era seu momento de montar um negócio próprio, segundo informações do site Wikipédia em pagina dedicada ao empresario. Dentre investimentos em emissoras de rádio, surgiu então a licitação para o canal 9 de Araraquara, onde Montoro foi o único a disputar a concessão do canal. Conforme informações da revista Veja de 18 de Agosto de 1982, Roberto disse ter sido considerado louco por investir em uma emissora no interior de São Paulo.


Apesar de grande parte do tempo como independente, a TV foi afiliada as redes Bandeirantes e Manchete, sendo substituída respectivamente pelas TVs Clube e THATHI de Ribeirão Preto/SP (está ultima extinta, atual Rede Família)
Com a concessão de uma retransmissora na capital paulista, a TV Morada chegou a ser exibida em São Paulo. Essa mesma retransmissora provavelmente motivou a extinção da emissora e a criação de uma rede. Com a troca para Rede Mulher, o foco local da emissora foi trocado por uma abordagem de canal segmentado. Logo após a Rede Mulher foi adquirida pela Igreja Universal do Reino de Deus e depois de algum tempo passou a ser a geradora da Record News TV. A geradora continua sendo da cidade de Araraquara, apesar da maior parte da programação ser feita na capital.
Fica aqui um rápido resumo daquela que divulgou o nome da cidade para o interior, independentemente ou afiliada a grandes redes da época.

Informações divergentes, mais curiosidades sobre a emissora, fotos, nomes de programas? Deixe um comentários que entrarei em contato para atualizar a postagem.






2 comentários:

  1. A emissora teve uma outra logomarca anterior, com o número 9 envolto por raios solares. O primeiro programa infantil da emissora chamava-se "O planeta das crianças", que teve seu título mudado para "Hora do recreio". O telejornal da emissora chamava-se "Jornal do 9" (segunda a sábado, 18h30), e o "Câmera 9" era um programa semanal de entrevistas e debates exibido às quintas-feiras, às 23 horas. Esta logomarca que vemos aqui data de 1985. Havia também uma mesa-redonda chamada "Não perca a esportiva", que ia ao ar todas as segundas-feiras, também às 23 horas. Meire Nogueira teve um feminino diário na emissora, em 1981-82. Entre 1986 e 1988, foram ao ar o jornal "Acontece" e o esportivo "Campeões da bola", ambos de segunda a sábado, "Campeões" às 18h30 e o 'Acontece" às 19 horas. Nessa época foram apresentados o musical sertanejo "Meu Brasil brasileiro" e o "TV clip", para a juventude, também diários, além do infantil "Brincando com a Tulipa", apresentado por Bernardete Passos, a mesma que fazia o "Cantinho do sol", aos sábados pela manhã. O feminino "Boa tarde", com Marlene Primiano, e "O assunto está na mesa", programa diário de debates, foram outras atrações. Foi uma fase intermediária, após o desligamento da Bandeirantes e anterior à filiação à extinta Manchete. A família Montoro ainda é proprietária de emissoras de rádio AM/FM em Araraquara (Morada do Sol e Cultura), além do tablóide semanal "Sim! News" e do portal de internet de mesmo nome.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se ainda existe algum video do programa de duplas sertanejas
    que tinha no ano de 1982 e 83 se tiver tem como ver
    cantei la com meu pai e gostaria de mostrar pros meus filhos
    desde ja eu agradeço!

    ResponderExcluir